sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dossiê DUST: O Arcanjo Miguel

Receba o Testemunho sobre o Trajeto da Adaga de Deus: Arcanjo Zero
Fechando a semana de representantes gaúchos na equipe de heróis, é a vez de Arcanjo Zero. Este personagem foi totalmente concebido pelo membro de "Smallville Brasil" Luiz Ulisses Bender. Na comunidade do Orkut onde ele integrou o grupo, foi responsável - junto comigo e outros 2 membros - por pontos de referência para esclarecimento de dúvidas e construções de tópicos interessantes, como "Spoilers Que Gostaríamos de Ler", que acabou servindo como veículo de troca de experiências e na construção dos primeiros episódios da equipe. A ele devo muito pela construção do arco de estréia do grupo. Luiz Ulisses conjecturou o personagem como uma reflexão de sua própria vida, mas como seriam diferentes as coisas se ele tivesse habilidades fora do comum para fazer a vontade do Senhor. Temente a Deus, o herói/autor protestante tem como principal meta proteger a cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul, e garantir um mundo melhor para sua noiva. Os seus poderes advêm de um artefato ancestral herdado de seu avô alemão, que lhe fornece carga de poderes extraordinários, como capacidade de vôo, uma aura energética intransponível (é capaz também de estender sua aura a pessoas que toque e alçá-las em vôo conjunto), rajadas de energia que podem vir de seus punhos e do símbolo no dorso - que só surge quando aciona a energia do artefato). Quando a grande ameaça assola o Brasil e se encaminha para Igrejinha, Arcanjo Zero se vê forçado a largar sua cidadezinha confortável e seguir para o mundo. A ilustração a seguir, feita em maio de 2005, foi concebida mediante orientações dele e suas consequentes reformulações - até 2008 - passaram pelo crivo do mesmo.
Arcanjo Zero: versão "séria" & versão "Super Deformed"
Uma coisa muito interessante é que, por ser uma pessoa de ordem popular, ele tem um uniforme baseado em trajes do dia-a-dia. Um casaco, jeans e tênis são básicos no sul do país e um capuz e luvas podem ser carregados no bolso. Como o símbolo só surge quando ele evoca a energia do artefato religioso, é ainda mais fácil esconder sua identidade e tornar-se um herói a cada esquina. Alguns vilões foram sugeridos por mim ao Sr. Bender no fim de maio de 2005...
Arcanjo Zero e uma galera sinistra para enfrentar: BlackBurn e o Emissário
... mas ele levou à sério demais! Era só uma brincadeira mesmo, mas como as rédeas do personagem até então estavam em suas mãos, Bender sugeriu outros vilões para seu herói (embora ele tenha sido benevolente em permitir uma rápida citação ao Emissário no segundo episódio da equipe) e foram levados às aventuras do "Anjo Gaúcho". Então, em agosto de 2005, foi feita a primeira reformulação do personagem, que serviu de base na composição do pôster publicado em 18 de Junho.
Arcanjo Zero em sua primeira reformulação
Alguns conceitos podem ser observados: o casaco ficou mais simples (sem detalhes na manga); o capuz se tornou uma máscara mais simples; e seus cabelos agora se tornam prateados - como as asas dos anjos - quando ativa a energia evocada do artefato. Em março de 2006, Arcanjo Zero ganhou nome e profissão: Luiz Miguel Katz, contabilista ("Não é contador?"/"Não. Ele é CONTABILISTA."/"Pelo menos não é contínuo..." - o papo que tivemos no dia em que isso foi definido. Não esqueço). Seu visual em ação é mais arrojado do que quando civil, como é pincelado na imagem a seguir, que serviu de base para o pôster publicado em 16 de Junho:
Primeiro estudo colorido do personagem. Gravata e suspensórios dão seriedade.
Apesar do semblante jovial, Luiz Miguel Katz/Arcanjo Zero é um dos personagens mais velhos da equipe, com 35 anos. Muito da sua postura ingênua ao lidar com os perigos de outras localidades do país se deve ao fato de ele ter atuado apenas em Igrejinha. Poucas vezes o herói deixou sua cidadezinha para lidar com as ameaças dos vizinhos. Em dezembro de 2006, mais uma vez o personagem foi revisitado e eu pude tirar um pouco mais da jovialidade do herói.
Nova revisão: dizem que em Deus está a vida eterna. Mas a juventude também?
Esta imagem abriu a porteira para a grande reformulação dinâmica e fluída de 2007. Nesta época, Luiz Ulisses e eu começamos a ter algumas "divergências criativas" que nos punham a discutir muitas coisas em relação ao projeto (coisas que desabonam a permanência do Arcanjo Zero na equipe e de Bender no corpo criativo). Mas ainda assim, continuamos a tentar. Todos têm suas crises (não falo só dele). Aí, em março de 2007, um estudo de rotação de Miguel Katz (sim, consegui fazer com que Bender tirasse o "Luiz" do nome para não ficar tão evidente que aquele cara é ele em quadrinhos. Ele mesmo disse que Miguel já é o suficiente por remeter ao Arcanjo Miguel, sua inspiração angelical) e seu alter ego, Arcanjo Zero. Esta ilustração deu a base para o herói na sua aparição do pôster usado em 20 de Junho
Miguel Katz/Arcanjo Zero: um pouco de Clark Kent na mistura
Note que dei um visual mais plácido e inofensivo ao Miguel, muito inspirado no Clark Kent feito pelo Cristopher Reeve em "Superman". Com este tipo de postura, ninguém desconfia que ele é um super-herói. Este padrão de personagem definiu muito da postura do herói. Consegui deixá-lo num físico de quem poderia mesmo ter 35 anos e que seria apenas "mais um cara" quando à paisana. Mas aí, em 2008, veio a ruptura. Estava realmente ficando inviável a permanência de Bender junto comigo e Diego Pamplona na mesma equipe. O Diego bem que tentou ser o equilíbrio entre os três, mas realmente as ideologias não batiam. Apesar da ruptura, respeito Luiz Ulisses e desejo os melhores votos para suas criações. Por eu ter boa parte de autoria de personagens e ter sido responsável pelas poucas - porém fundamentais - mudanças do Arcanjo Zero, ele achou por bem não entrar em atritos e manter o personagem por lá, desde que eu afastasse, mais pra frente, o herói do grupo. Não seria difícil, pois ele sempre se questionou das companhias que tinha no conjunto. "Será que estou na equipe certa", era algo que o herói sempre questionava. Com este acordo feito, o corpo de autores rompido, Pamplona e eu caímos dentro para tentar compensar o buraco deixado com a saída de Bender. Não sou modesto em dizer que conseguimos. Muitas excelentes histórias e brainstormings foram realizados e arquivados para serem refinados (inclusive o episódio duplo de despedida do Arcanjo Zero). Uma leve mudança foi feita no personagem em 2009, pouco mais de um ano após a saída do colega. A máscara foi ainda mais simplificada, já que os detalhes eram desnecessários, conforme pode ser visto nestas duas imagens, ambas de maio de 2009:
 Arcanjo Zero evocando toda a sua aura
Estudo bilateral de Miguel Katz/Arcanjo Zero
Esta imagem acima serviu de base para o pôster já pronto da equipe a ser postado em breve. Recebi até uma dica para mudar o personagem, trocá-lo por outro, já que houve esta rusga entre os criadores. Duas coisas me fizeram declinar da proposta: 1) Quando os pais se separam, a criança não tem culpa disso. Ela nunca deixará de existir; 2) Tenho capacidade pra criar outro personagem com pegada parecida? Tenho, mas será, para sempre, um substituto. Eu respeito a passagem do personagem na equipe e a participação de Luiz Ulisse Bender na nossa equipe. E tem outra: como se ninguém soubesse que membros de super-equipes vêm e vão! Ele passou por ali e viu que deveria partir para Igrejinha. Todos devem respeitar isso. É o livre arbítrio. Em agosto de 2010, revisitei o personagem, mas praticamente nada mudou desde a versão de 2009. Talvez o corte de cabelo!
Arcanjo Zero/Miguel Katz: Foi bom enquanto... foi bom!
E quem? Quem poderia interpretar o nosso Anjo Gaúcho quase quarentão na versão Live Action? Não pode ser um ator jovem. Deve ser um cara desengonçado pela magreza, semblante plácido e ingênuo? Olhando o personagem e relembrando o seu criador, não consegui fugir de um excelente ator de comédia que já fez ótimas representações dramáticas: o cearense Tadeu Mello. Já fez papel de Guarda (Araripe), atualmente trabalha na "Turma do Didi" (o coitado tem que pagar as contas. Bem ou mal, a Globo paga pra ele passar essa vergonha) e dubla o Sid, a Preguiça em "A Era do Gelo". O ator, de 42 anos, me agrada interpretando o nosso herói e seria a experiência num elenco jovem. Então, Tadeu Mello é Miguel Katz/Arcanjo Zero.
Tadeu Mello, cearense, 42 anos
Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 28/11/2005;
2) por Vitor Hugo Mota, em 27 & 28/05/2005;
3) por Vitor Hugo Mota, em 31/05/2005;
4) por Vitor Hugo Mota, em 16, 19 &30/08/2005;
5) por Vitor Hugo Mota, em 03/03/2006;
6) por Vitor Hugo Mota, em 07/12/2006;
7) por Vitor Hugo Mota, em 27/03/2007;
8) por Vitor Hugo Mota, em 01/05/2009;
9) por Vitor Hugo Mota, em 05/05/2009;
10) por Vitor Hugo Mota, em 11/08/2010;
11) por Wikipédia;

9 comentários:

  1. Sempre gostei do Arcanjo Zero (e do Luiz Ulisses) e é legal vez que embora hajam diferenças criativas, isso não influenciou a história de forma brutal. A saída da personagem é aceitável, afinal durante a vida perdemos ou nos afastamos de amigos, é algo natural. Grande trabalho, VH, mal posso esperar para ver o poster pronto.

    ResponderExcluir
  2. Eita que eu bem me lembro disso. Fiquei inclusive responsável pelo episódio duplo de saída do Arcanjo, que convenhamos, é um personagem que eu sempre tive afinidade.
    Mas é isso mesmo, em toda equipe há indas e vindas de membros, o herói gaúcho terá um saída honrosa e digna...
    Muito bom..

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!! Imagino que o Diego Pamplona tenha lugar direto no céu, considerando que ele tentou equilibrar a relação entre você e o Luiz Ulisses, rs!! Imagino que ele deva ter cortado um dobrado!
    Ri por dentro quando vi a menção a contador e contabilista. Realmente tem essa distinção, embora as pessoas não a conheçam muito.
    Por fim, já soltei o riso com a escolha do ator para interpretar o personagem! Perfeita a adequação. Será que ele ia curtir? hahahaha...

    ResponderExcluir
  4. Você já considerou retirar a transcrição dos caracteres para validar o comentário?? Eu NUNCA consigo entender. Meus comentários saem por milagre, hahahaha!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita, Guilherme, Diego e Mariana. Vocês me ajudam a manter este blog aberto!

    @Guilherme: o pôster já está pronto, meu caro, e em breve ele figurará aqui. Tal qual a fome ser o melhor tempero, a expectativa é o melhor IBOPE! rs

    @Diego: Temos de conversar algumas coisinhas sobre a despedida dele. Estou com umas idéias aqui que valorizarão ainda mais a função do personagem após a sua saída da equipe.

    @Mariana: O Pamp tem lugar no Céu, sim. Ele comprou na planta já! E com um belo desconto por tentar harmonizar o fluxo criativo entre eu e o Ulisses. O lance do Contador e Contabilista é bem engraçado mesmo quando ouço "contador", já me vem esta discussão à mente. Não sei se ele vai curtir ou não o Tadeu Mello, mas eu não o escolhi de sacanagem. Achei que, além de parecer fisicamente, ele consegue transpôr a inocência do personagem. Além de ser ume xcelente ator.

    Quanto à transcrição de caracteres para validar os comentários, levarei sua queixa ao setor responsável (EU) e apresentarei resultados tão logo apurados.

    Grato.

    ResponderExcluir
  6. É porque minha irmã também tem blog nesse Blogspot e ela conseguiu retirar esses caracteres!!
    E o Mateus Nathcb%&%¨¨%&?? Aquele que fez o Auto da Compadecida? Acho que tem o meso perfil também, não?

    ResponderExcluir
  7. Mas ele é muito mais estranho fisicamente do que o Tadeu Mello. Dentre os dois, ainda opto pelo Tadeu!

    Mas obrigado pela dica!

    PS: já levei aquela sua queixa ao setor competente e foi ajustado.

    ResponderExcluir
  8. A voz do Tadeu só é chata, rs!! Mas tá bão!

    ResponderExcluir
  9. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/12/ex-fieis-revelam-mundo-de-delirios-das-testemunhas-de-jeova.html

    ResponderExcluir