segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dossiê DUST: O Tempo Passa Rápido Demais

Uma "ligeira" passagem no Trajeto da Velocista Vermelha: Lebre Rubra

Lebre Rubra foi uma personagem desenvolvida tendo como base, assim como Manopla, o pessoal que "trabalhava" comigo na comunidade "Smallville Brasil". Ela foi feita sob medida para Mariana Vidigal e possui características sutis de sua atuação lá: sempre postava em fontes vermelhas, era uma das mais rápidas a responder os posts de lá e tem como horóscopo chinês o Coelho de Fogo. Fora isso - que fundamentou muita coisa da personagem - ainda tem alguns traços psicológicos: é romântica, porém independente; é ágil nas respostas, mas sempre está cansada de seus esforços (o estado de "soneca" era constante); e seu jeitinho mineiro, ao mesmo tempo que era envolvente aos homens de lá, causava um certo incômodo às mulheres que iam lá com intenções de pescar um "Clark Kent".

A musa inspiradora de Lebre Rubra teve a felicidade de escolher um nome civil para sua personagem que se mantém até hoje: Eduarda Canavarro. E, se bem me lembro, era por que tinha um professor em sua faculdade de Direito que tinha esse sobrenome. O apelido carinhoso de Lebre Rubra ficou sendo Duda e a idade teve de ser alterada (dos 18 de Mariana, foi para 20), para justificar o seu trabalho como bibliotecária. Muito ágil na ação, a Lebre Escarlate não é muito boa em ligar pontos numa investigação e muitos dizem que, "para a mulher mais rápida do mundo, ela é bem lerda". Ao fim de cada missão, Eduarda está sempre faminta e cansada, o que gera a irritação de um membro, que a chama de "boca-nervosa".

Para o figurino de Lebre Rubra, pensei em algo em que o vento não a retardasse e valorizasse seu corpo (collant vermelho, em função da fonte com a qual escrevia e ao elemento de seu horóscopo chinês), ocultasse sua face (uma máscara rígida, mas com aerodinâmica) e com calçados que atendessem a demanda de corrida (botas com solas grossas, macias e duráveis). Outro ponto que pensei foi uma bolsa onde ela pudesse guardar eventuais artefatos recolhidos. Com isso em mente, concebi uma bolsa, estilo pochete de escalada (onde se coloca pó de cal), que ela pode jogar pra trás da cintura e que se assemelha a uma cauda de coelho. Assim, em agosto de 2005, surgiu a primeira concepção que figurou no pôster da equipe na postagem de 18 de Junho.
Primeiro estudo de Lebre Rubra: agosto de 2005
Não é preciso ser muito observador para perceber que, na primeira corrida acima de 20 Km/h os peitinhos da Lebre Rubra seriam ovacionados por todos. Então, diminui o decote e mudei a fivela da pochete da personagem para uma cabeça e orelhas de coelho, além de dar uma postura mais madura à personagem (medida adotada para todos os personagens). Esforcei-me para manter um pequeno detalhe importante - ao menos para mim - de Eduarda/Mariana: a pinta na bochecha esquerda. Então, em março de 2006, foi realizada a ilustração conceitual que figurou no pôster da equipe publicada na postagem do dia 16 de Junho:
Primeira revisão da personagem: março de 2006
Em janeiro de 2009, com a reformulação geral dos traços, Lebre também foi agraciada com contornos mais esguios, dando mais fluidez e dinamismo aos seus movimentos e silhueta. Note que também houve mudanças no uniforme da heroína: as luvas ficaram com uma boca mais larga (estilo Capitão América) uma aba bucaneiro erguida na bota, uma diminuição na plataforma do calçado e o decote deu uma cavada a mais (eu sei, mas a imagem do decote vende legal e acabei me rendendo na época). Assim como no Manopla, Lebre ganhou uma escurecida na parte de dentro da máscara, mas não tanto quanto a dele. Infelizmente, não tenho a imagem rotacionada da personagem para figurar no pôster publicado em 20 de Junho, mas segue a que está lá na ilustração.
Segunda reformulação: dinâmica e fluidez em janeiro de 2007
Sabe, esse negócio do uniforme me deixou muito encucado na época, por que eu estava me vendendo ao sistema de que o que vende é sexo e violência. Mas a minha história é mais leve, foca na diversão unissex. Então, eu deveria encontrar a harmonia entre os dois pontos cruciais do marketing de massa nas mídias com a minha concepção de "realismo". O uniforme não é fácil de carregar ou esconder sob outra roupa, então pensei nos uniformes de treino e competição dos atletas velocistas e optei por um macacão, sob a desculpa de que, na faculdade, Eduarda foi atleta da instituição. Duas adaptações notáveis também foram as luvas (que passaram a ser mais operacionais, de dedos cortados) e as botas (que viraram sapatilhas de cano longo clássicas de corrida). Com isso, em agosto de 2008, ilustrei esta imagem de sua corrida (desengonçada, admito).
Uma visão mais confortável do uniforme: agosto de 2008
Não vou dizer que gostei 100% deste estudo, por que seria mentira, mas ele foi base pra eu encontrar um caminho mais homogêneo para a roupa de Lebre Rubra. Tirei o macacão de atletismo e coloquei a lycra de academia das malhadoras, por que com as pernas à mostra, qualquer parada brusca de joelho, a garota se ralaria toda. A bota e posterior sapatilha de cano longo troquei por um tênis de solado reforçado e confortável. Tirei o detalhe de cabeça de coelho da fivela da pochete e transferi para a gola da blusa da heroína, que ganhou mais pano no decote. Aí, em abril de 2009, surgiu o estudo sagital de Eduarda Canavarro/Lebre Rubra que gerou o conceito que constará num pôster já existente, porém ainda não divulgado.
União de conforto e segurança: abril de 2009
Em 2010, voltei com força para tentar uma nova roupagem que unisse detalhes e dinamismo de cena. Então, acabei por sensualizar mais a heroína, dando força e saúde aparente a qualquer um que a visse em ação. Esta versão, porém, não figurou em nenhum estudo de grupo, mas é sempre bom revisitar a figura feminina de Eduarda Canavarro e as outras meninas do grupo, além de permitir que o traço que a gente aperfeiçoa a cada dia se manifeste em obras, teoricamente, com conceito firmado.
De volta à prancheta, com mais sensualidade e vigor: abril de 2010
Lebre Rubra/Eduarda Canavarro se tornou o centro de um triângulo amoroso dentro da equipe. Manopla/Moises Mayer e outro membro da equipe são diferentes entre si, mas mexeram com o coração da ligeira heroína de formas diferentes. Este combate de paixão terá consequências fatais que você só saberá quando as aventuras começarem a ser editadas.

A origem de seus poderes ainda é um mistério até mesmo para ela, mas posso adiantar que o heroísmo corre em suas veias, mas nem sempre foi assim. Ela deve isto à fusão de um Prodígio e uma Pequena Notável nos anos 60.

Em meados de 2010, reformulei a Lebre Rubra mais uma vez e tornei seu uniforme ainda mais simples, com pequenos detalhes que remetam ao seu nome de guerra, mas que conservem sua condição de velocista. Uma prévia que posso mostrar é apenas esta, de agosto de 2010, pois o pôster com todos ainda não está montado.
Ensaio de conceito para o próximo pôster: agosto de 2010
Uma coisa na qual sempre pensei foi no elenco live action que eu gostaria de ter para representar estes personagens. Assim, procurei focar em artistas nacionais, de talento reconhecido e que, de preferência, não estejam figurando nos grandes escalões da dramaturgia brasileira. Não vejo alguém da nova geração que seja tão linda, cativante, de sorriso encantador, talento incontestável e de figura tão aprazível e atlética que a jovem Carla Diaz. Talvez você se lembre dela como a filha de Giovanna Antonelli em "O Clone", cuja personagem repetia o jargão "InShalá" à exaustão (não é culpa dela, mas do autor), a Khadija Rachid. São quase 20 anos de carreira da jovem atriz.
Carla Carolina Moreira Diaz, atriz

Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 16, 17, 18 e 19/08/2005;
2) por Vitor Hugo Mota, em 05/03/2006;
3) por Vitor Hugo Mota, em 11/01/2007;
4) por Vitor Hugo Mota, em 21/08/2008;
5) por Vitor Hugo Mota, em 23/04/2009;
6) por Vitor Hugo Mota, em 12/04/2010;
7) por Vitor Hugo Mota, em 04/08/2010;
8) por Angela Bicalho (fotógrafa. Twitter:@angela_bicalho), em 27/05/2012;

11 comentários:

  1. Eu lembro que essa personagem foi a que mais deu trabalho pra conceituar o visual. Foi provavelmente a que mais teve mudanças. Essa última versão dela, do pôster ainda não pronto eu achei meio cartunesco, mas manteve a graça da "Eduarda".

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Diego. Deixa eu te passar um exercício: que ator, na faixa dos 25 a 30 anos, brasileiro você escalaria para o Manopla?

    ResponderExcluir
  3. Cara, respeitando os traços da pessoa que foi a inspiração pro personagem Manopla, eu diria que há duas opções:
    Esse Thiago Martins: http://proativa21.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/03/Deuter-Insensato-14-03-02.jpg

    E talvez, o ator de "2 Coelhos": Fernando Alves Pinto
    http://www.oferendamusical.com.br/arquivos/upload/image/FernandoAlvesPinto.jpg

    De imediato, consigo pensar apenas nos dois... seriam os mais "expressivos" por assim dizer.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o segundo tem mais a ver. Valeu aí pela colaboração, Diego!

    ResponderExcluir
  5. Faz uma dela inspirado na Cat-Woman no melhor estilo "brokeback"... http://tinyurl.com/82mge5b

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O pior é que o cara, naquela capa, foi pago e fez aquela bagaceira. Eu não sou pago e ao menos me esforço pra dar uma coerência nos movimentos. Mas valeu a crítica.

    ResponderExcluir
  8. Uau, não sabia que minha personagem passou por toda essa evolução, rs! O mais engraçado é você destacar as minhas características da época, me fazendo relembrar de uma época de afetação, hahahaha!!
    Tanto se passou de lá pra cá, né?? Adorava suas histórias! Como posso ler o que já escreveu sobre o grupo?
    E eu me envolvi num triângulo amoroso?? hahahaha.... Quero conferir isso!
    Obrigada por esse momento de nostalgia!!

    ResponderExcluir
  9. Por que mexeu tanto na minha personagem? rs....

    ResponderExcluir
  10. Bom, Mariana. Primeiramente, obrigado pela ilustre visita. Afinal, ninguém mais que você merecia tecer comentários sobre esta personagem.

    As características da musa inspiradora/mãe de Duda foram colhidas com minúcia e estão lá para todo o sempre. Faço isso com sentimento nostálgico.

    Quanto a ler algo sobre o grupo, você fala sobre ler histórias da equipe ou mais sobre bastidores?

    E sua personagem passou por muitas mudanças por que, assim como você, ela cresceu na minha cabeça! Então, nada mais justo, que maturá-la.

    Valeu

    ResponderExcluir
  11. Você chegou a mandar algumas histórias da equipe, mas meu antigo pc fundiu e perdi meu acesso ao email da época!
    Se tiver como compartilhar, te agradeço! =)

    ResponderExcluir