quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dossiê DUST: Caminho de Cobra

Destilando o veneno no Trajeto da Serpente: Poison Lan
Como pôde ser visto na postagem do Dr. Kranio, o líder da equipe mantém um relacionamento "amoroso" (segundo ele, por mais rude que seja) com uma membro da equipe. No primeiro ensaio "Super Deformed" é possível vê-lo pendurado com a moça. seu nome é Poison Lan. Baseado nos traços de uma participante bastante ativa de "Smallville Brasil", a heroína segue a mesma etnia oriental e terreno de atuação no Brasil: São Paulo. Como seu namorado na vida real (na época) era o mesmo que inspirou o Dr. Kranio - que era um Batman em amplos aspectos -, ela optou por uma influente vilã de sensualidade clássica (Hera Venenosa), mas com a agressividade de Elektra (a ninja assassina e namorada do Demolidor).

Mas, apesar das claras referências às personagens citadas, Poison Lan era bastante diferente delas. Além da agilidade, flexibilidade, combatividade e determinação imbatíveis, a heroína possui poderes ligados a venenos ofídicos. Seu hálito - quando é de sua vontade - pode entorpecer se inalado; sua mordida pode ser letal; e sua kusarigama (arma japonesa que consiste de uma lâmina fusiforme com uma corrente amarrada ao cabo), chamada Presa de Ófion, pode reter quantidades mortíferas do veneno, escorrendo-o pelo sulco do fio. Mas baseando-se em suas habilidades físicas, Poison Lan pouco faz uso deste subterfúgio mortal. Em maio de 2005, sua arte conceitual foi elaborada.
Poison Lan: atitude marginal com foco
Quando não veste seu collant de combate, Poison Lan é a microempresária do ramo de restaurantes Elaine Ikeda. Lan era seu nome na época que integrou um Super Sentai no Japão, os Poison Rangers, onde ela era Poison Hebi. Na reformulação anual da equipe, Lan não só se recusou a devolver seu "morfador" ao cabeça do grupo, como também deixou Nipon e veio morar com seus pais no Brasil, sua terra natal. Mais deste super grupo será revelado na hora certa, pois eles marcarão presença numa grande saga da equipe brasileira. Em agosto de 2005, o ensaio em "Super Deformed" da heroína foi feito.
Poison Lan, em "SD": Imagem que figurou no primeiro pôster da equipe
Como a versão "SD" foi a que mais gerou material e vertentes de trabalho. A participação do primeiro pôster da equipe (postagem de 18 de Junho) e algumas imagens a parte foram concebidas, como, por exemplo, uma melhoria daquela que foi exposta ao fundo do ensaio "SD" do Dr. Kranio, em 16 de Julho. Esta imagem data de agosto de 2005, logo após a "formalização" do conceito acima.
Dr. Kranio & Poison Lan: affair nas alturas
Seu temperamento arredio conflitava bastante com esta postura despojada da imagem acima. Poison Lan, na verdade, é uma encrenqueira de marca maior. Se puder levar um dinheiro usando suas habilidades, de forma honesta, ela não nega; se puder castigar bastante um bandido, ela não dosa a sua força; sempre desconfia do pessoal por achar que eles estão a julgando. Nem sempre ela respeitou a lei e mantém hábitos não muito saudáveis para uma heroína, já que fuma e bebe. Em novembro de 2005, uma imagem representa bem este lado bad girl.
Poison Lan: Desonrando um Dojô
Aí, veio a reformulação da equipe, e Poison Lan não escapou de uma nova pincelada no visual. A personagem ganhou mais personalidade em seus traços, o uniforme ficou melhor definido e seu alter ego civil transpareceu mais. Em março de 2006 saiu a concepção que figurou no pôster do dia 16 de Junho.
Poison Lan, em março de 2006: tudo mais azul
Além da cor do uniforme (que ficou azul claro), o decote aumentou bastante (apelei). Note que a bandana imita a cabeça de uma cobra e que os dentes descem como uma maquiagem pelos olhos. Este detalhe seguirá Poison Lan por todas as suas revisões de uniforme.

Por ser uma heroína que parte para cima, Poison Lan sempre se encontra no campo de batalha. Não recua diante do desafio e não importa sua natureza: humano, natural, sobrenatural, alienígena, artificial. Cruzou seu caminho e ameaçou a ordem, paz e inocência, a porrada estanca, como nesta imagem de junho de 2006, representando um embate do Episódio 7 do grupo.
Poison Lan vs Magamara: "cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega..."
E não só de inimigos estranhos Poison Lan deve cuidar. Até mesmo com seu próprio sangue e DNA ela tem que se preocupar, tendo em vista que um clone masculino seu foi criado por um grande inimigo do grupo. Como Poison Lan tem uma postura dura - quase masculina - seu clone apresenta traços inversos: uma delicadeza quase homossexual. Porém, Scorpi-1 (o primeiro clone venenoso) é extremamente agressivo e destemperado, uma ameaça imprevisível.
Matriz & Cópia: Poison Lan & Scorpi-1, de novembro de 2006.
Em dezembro de 2006, revisitei a concepção da personagem e entendi que, se ela participava de um Super Sentai, deveria ter mais proteção no seu collant - já que ela só usava o capacete quando fazia parte do grupo japonês, pois era através dele que tinha acesso à comunicação com o restante dos membros - e menos decote em sua roupa (tchau, apelação!).
Poison Lan: menos decote, mais proteção.
Como já dito nos outros posts, esta versão pode não ter sido levada muito adiante, mas serviu como base para a reformulação mais dinâmica e fluída dos personagens, em janeiro de 2007, conforme o pôster apresentado no dia 20 de Junho.
Rotoscopia simplificada de Elaine Ikeda/Poison Lan, de abril de 2007
Na época, eu achava que roupas civis descoladas dariam mais maleabilidade aos personagens. Outra coisa que dá para notar é que o uniforme voltou à cor verde-água do início dos ensaios, mas tem a vantagem de ter uma idéia de como é o collant Super Sentai da heroína.

Eu sempre carreguei um caderninho liso para desenhar nas horas vagas, mas nunca saía nada, pois eu sempre quis caprichar. No dia que decidi desapegar e começar a desenhar qualquer coisa livremente, saiu uma imagem divertida e despojada de Elaina Ikeda.
Elaine Ikeda a passeio, em março de 2008
Apesar desta última imagem estar bastante feminina - por mais pano pouco sensual haja nela -, a que eu conceituei em abril de 2007 estava tão atarracada que perdeu toda a feminilidade e muito da ascendência nipônica. Comecei a buscar alternativas para isto e fiz um estudo comparativo em abril de 2008.
Comparativo de Poison Lan em abril de 2007 e em abril de 2008
Além da volta do azul, retirei a faixa abdominal desnecessária e tornei branca a mochila de Poison Lan, homogeinizando a informação da roupa. Agora dá pra acreditar que, em algum momento da vida, ela compôs uma equipe de heróis japoneses e que ainda mantém o collant deles como uniforme. Fisicamente, ficou mais esguia e atlética e o rosto ficou com mais personalidade. Mas ainda não estava nipônico o suficiente pra mim. Outro teste, em agosto de 2008, foi feito, emagrecendo-a um pouco mais.
Poison Lan, em agosto de 2008: ela ia pisar numa caixa... mas já roubaram!
Nem a de abril de 2008, nem a de agosto do mesmo ano. Enquanto a primeira parecia mais uma representante interracial negra (mulata), a segunda estava uma latina/nordestina, que não são bons exemplos de orientais. Mas, ainda em agosto de 2008, tentei mais uma vez e cheguei bem próximo do que queria.
Poison Lan nipônica, finalmente!
Agora, com isso em mente, eu tinha de adaptar para o estilo mais cartoon que os personagens possuiam. Dentre vários estudos, uma imagem da personagem em agonia foi a que mais se aproximou da particularidade do meu traço com a ilustração mais detalhista que serviu de base.
Poison Lan em agonia: luvas recolhidas, collant aberto, bandana retirada (fevereiro de 2009)
Com esse ponto de partida, vi que tinha chegado o momento de conceituar a personagem para um pôster mais atualizado (aquele tal que estou prometendo há 3 semanas, mas que, eu juro, sairá logo). Em abril de 2009, decidi que a pegada despojada das roupas civis deveria ser atualizada, mas mantida em termos de praticidade, enquanto a versão heróica deveria assumir um complemento à preservação da identidade: uma máscara muito usada por ninjas antigamente, deixando apenas os olhos à mostra. Os cabelos não estão mais soltos, pois uma trança bem firme foi adotada (baseado na personagem Sanchez, de Michelle Rodriguez, em "S.W.A.T. - Comando Especial"). Isto não torna os cabelos um estorvo no combate.
Elaine Ikeda/Poison Lan: estudo bilateral
Com essa mobilidade maior, consegui resgatar a agressividade e desenvoltura plástica em combates da personagem, como nesta imagem de Poison Lan contra um clone de Khaoz, a ameaça que uniu os membros da equipe contra o alien, de agosto de 2008.
Poison Lan vs o 3º Clone de Khaoz, em São Paulo
Recorda quando eu disse que tinha mania de dar roupas despojadas pras versões civis dos heróis? Pois é, até curto, mas desde que seja pertinente à atividade profissional que a personagem exerça. E roupas de jovem rebelde não são boas para uma microempresária, dona de restaurante. O estudo mais recente (e até então definitivo) de Poison Lan/Elaine Ikeda mostra este ajuste. Mas, mantendo o padrão, fique só com a degustação.
Poison Lan/Elaine Ikeda: julho de 2010
Finalmente, tenho o prazer de dizer que consegui escalar uma atriz que representaria bem a nossa heroína. E antes que pensem em Daniele Suzuki, ela não foi escalada por que não aparenta a maturidade e "sadismo" que Poison Lan tem. A atriz que escalei é pouco conhecida, tem porte maduro, está sumida da dramaturgia, mas já mostrou que tem talento para papéis de ação. Renata Sayuri interpretou a heroína baseada em animê Kira, no programa de desenhos "Band Kids", de 2000 a 2001.
Renata Sayuri Kajiyama, 31 anos

Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 18/07/2012;
2) por Vitor Hugo Mota, em 27/05/2005;
3) por Vitor Hugo Mota, em 16/08/2005;
4) por Vitor Hugo Mota, em 18/08/2005;
5) por Vitor Hugo Mota, em 28/11/2005;
6) por Vitor Hugo Mota, em 07/03/2006;
7) por Vitor Hugo Mota, em 14/06/2006;
8) por Vitor Hugo Mota, em 02/11/2006;
9) por Vitor Hugo Mota, em 18/12/2006;
10) por Vitor Hugo Mota, em 25/04/2007;
11) por Vitor Hugo Mota, em 20/03/2008;
12) por Vitor Hugo Mota, em 06/04/2008;
13) por Vitor Hugo Mota, em 16/08/2008;
14) por Vitor Hugo Mota, em 18/08/2008;
15) por Vitor Hugo Mota, em 26/02/2009;
16) por Vitor Hugo Mota, em 26/04/2009;
17) por Vitor Hugo Mota, em 04/08/2009;
18) por Vitor Hugo Mota, em 23/07/2010;
19) fonte: Made in Japan.

Ilustração Bônus
Lebre Rubra e vilões propostos
Manopla e vilões propostos

3 comentários:

  1. Amei... Mto bom relembrar tudo isso... E vale ressaltar que meu nome do meio é Sayuri... Coincidencia ou não a escolha foi perfeita...

    ResponderExcluir
  2. Legal. Não sabia essa do teu nome do meio. Fica tudo no Clã. rs

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Não me canso de ver isso, hehehe

    ResponderExcluir